- Thalia Zortéa
7 ferramentas super importantes para jornalistas

Você é jornalista e está buscando novas ferramentas para produzir um conteúdo diferenciado e sem gastar muito tempo? Recentemente fizemos uma enquete no Instagram Stories da Tecla e a opção mais votada foi para escrevermos sobre ferramentas para jornalistas. E aqui estamos! Vocês pediram e nós atendemos.
Neste artigo, você descobrirá sete recursos digitais que todos nós precisamos conhecer e usar no dia-a-dia. Ficou interessada? Leia até o final e se surpreenda!
1. Infogram
Está na hora de inovar na sua produção jornalística para web e com pouco tempo? Esta ferramenta é um criador de gráficos, mapas e infográficos extremamente intuitivo. Corre para testar!
2. Trello
O Trello é uma ferramenta intuitiva de organização do fluxo de trabalho e dos processos. Ele é excelente para criar listas de tarefas que podem ser compartilhadas com o time, designando o deadline e as matérias ou reportagens para um repórter responsável. Já estava na hora de organizar sua reunião de pauta não é mesmo?
3. Piktochart
Sabe quando você tem muita informação ou vários dados perdidos e já não sabe mais como colocar no texto? É o momento exato para você usar este aplicativo web. A ferramenta permite a criação de infográficos visuais e interativos.
4. Small PDF
Problemas com PDF? Esta plataforma é super fácil para comprimir, converter ou editar um arquivo. Não perca nem tempo, vale super a pena usar o Small PDF!
5. CamScanner
Você já precisou escanear um documento rapidamente e não conseguiu? Por este aplicativo, disponível para Android e iOS, você pode ter isso nas mãos em qualquer lugar graças ao seu celular.
6. Simple Teleprompter
Você costuma gravar vídeos ou passagens e sempre esquece o texto? Com tanta informação para assimilar, o app está disponível para Android e permite que o jornalista controle o tempo, a fonte e o tamanho de letras.
7. Bit.ly
Por último e não menos importante, o Bit.ly é uma plataforma que permite a criação de URLs curtos para divulgar seu conteúdo em qualquer lugar. Super importante né?
Espero que você tenha lido até aqui e que faça proveito dessas dicas para melhorar a nossa produção jornalística. Até a próxima!