• Thalia Zortéa

7 ferramentas super importantes para jornalistas



Você é jornalista e está buscando novas ferramentas para produzir um conteúdo diferenciado e sem gastar muito tempo? Recentemente fizemos uma enquete no Instagram Stories da Tecla e a opção mais votada foi para escrevermos sobre ferramentas para jornalistas. E aqui estamos! Vocês pediram e nós atendemos.


Neste artigo, você descobrirá sete recursos digitais que todos nós precisamos conhecer e usar no dia-a-dia. Ficou interessada? Leia até o final e se surpreenda!


1. Infogram

Está na hora de inovar na sua produção jornalística para web e com pouco tempo? Esta ferramenta é um criador de gráficos, mapas e infográficos extremamente intuitivo. Corre para testar!


2. Trello

O Trello é uma ferramenta intuitiva de organização do fluxo de trabalho e dos processos. Ele é excelente para criar listas de tarefas que podem ser compartilhadas com o time, designando o deadline e as matérias ou reportagens para um repórter responsável. Já estava na hora de organizar sua reunião de pauta não é mesmo?


3. Piktochart

Sabe quando você tem muita informação ou vários dados perdidos e já não sabe mais como colocar no texto? É o momento exato para você usar este aplicativo web. A ferramenta permite a criação de infográficos visuais e interativos.


4. Small PDF

Problemas com PDF? Esta plataforma é super fácil para comprimir, converter ou editar um arquivo. Não perca nem tempo, vale super a pena usar o Small PDF!


5. CamScanner

Você já precisou escanear um documento rapidamente e não conseguiu? Por este aplicativo, disponível para Android e iOS, você pode ter isso nas mãos em qualquer lugar graças ao seu celular.


6. Simple Teleprompter

Você costuma gravar vídeos ou passagens e sempre esquece o texto? Com tanta informação para assimilar, o app está disponível para Android e permite que o jornalista controle o tempo, a fonte e o tamanho de letras.


7. Bit.ly

Por último e não menos importante, o Bit.ly é uma plataforma que permite a criação de URLs curtos para divulgar seu conteúdo em qualquer lugar. Super importante né?


Espero que você tenha lido até aqui e que faça proveito dessas dicas para melhorar a nossa produção jornalística. Até a próxima!


© 2019 by T E C L A MKT & PRESS