• Thalia Zortéa

A importância da identidade visual em 500 palavras



A identidade visual de uma empresa é um dos pontos mais importantes para sua consolidação no mercado. Pequenos e grandes negócios que tem investido nesse conceito, além de se posicionarem, aumentaram também a credibilidade junto com seus clientes. O conjunto de cores, elementos e marca, quando padronizam elementos, tipografias e a aplicação em materiais gráficos, evidencia os valores da empresa e impacta diretamente na decisão do público-alvo. Quer saber como?


Se coloque no lugar da sua audiência. Você recebe milhares de mensagens todos os dias, é bombardeado por imagens, sons e cores constantemente. Não seria mais fácil reconhecer uma empresa se ela mantém a mesma identidade visual em suas publicações? Para o seu público, a padronização dos elementos diferencia seu negócio de outras marcas concorrentes, transmite confiança em relação ao serviço ou produto, agrega valor e proximidade, pois ele já te reconhece e, em certos casos, até se identifica.


Como criar uma identidade corporativa?


Antes de mais nada, identidade visual é só logotipo? NÃO! Se liga nas dicas e construa sua identidade visual o quanto antes.


História da empresa

Toda identidade visual transmite um discurso e é, em si, a representação gráfica de algo. Nesse caso, sua empresa. Por isso, é necessário se atentar para sua história, seus valores, sua missão. Somente com essas informações em mãos, podemos dar o primeiro passo.


Identidade visual

Esse conceito inclui o logotipo, o padrão tipográfico e de cores. Nesses três casos, pense em qual significado sua empresa quer transmitir, que emoções quer agregar.



Público-Alvo

Para que sua estratégia no marketing digital funcione, você precisa descobrir qual é o perfil da pessoa que compraria seu produto ou serviço. Nós, da Tecla, já fizemos um post sobre isso. Que tal dar uma olhada?


Linguagem e Mensagem

Tanto uma como a outra são elementos essenciais para se definir o relacionamento com o público-alvo. Em todo caso, ambas precisam ser claras e objetivas, prezando pelo contato com o cliente.


E, agora?

Quando sua identidade visual estiver construída, é essencial reunir todas essas informações em um manual, como o melhor tamanho para uso, dicas sobre posicionamento, margens e, até mesmo, a paleta de cores. Ele irá guiar o uso da sua marca nas mais diferentes situações, tanto no ambiente digital, quanto físico. Sem contar que, dessa forma, você assegura a continuidade do investimento feito.


Eu sei que são muitos conceitos e cada um reúne inúmeros detalhes. Se você ficou com alguma dúvida, não tenha medo de buscar ajuda de profissionais especializados.


Gostou? Confira mais conteúdos no nosso blog. Até mais!

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