© 2019 by T E C L A MKT & PRESS

  • Lyra Libero

Métodos de organização e planejamento: muito além da velha agenda


A organização no nosso trabalho é de extrema importância para um fluxo correto, onde prazos são respeitados, orçamentos não são ultrapassados e demandas são entregues. Por isso, muita gente tem agenda: para não esquecer dos compromissos!


Mas a internet, sendo essa coisa maravilhosa, trouxe pra gente outros métodos bacanas de como se organizar.


Hoje, neste post, vamos falar sobre dois: o PLANNER e o BULLET JOURNAL.


O Bullet Journal é um método que consiste em elencar listas de tarefas e trackings (formas de seguir, acompanhar uma demanda ou um tipo de demanda) através do 'bullet' (em inglês, bala, projétil). Quando se realiza uma demanda, assinala-se a demanda como concluída, e não há datas nem qualquer tipo de limite. Você que desenha e escreve tudo.


O método BuJo foi criado pelo designer norte-americano Ryder Carroll, e na internet existem milhares de inspirações e tópicos para você organizar seu Bullet Journal, acompanhando QUALQUER demanda que seja do seu interesse.


Já o PLANNER é uma agenda um pouco mais elaborada, por assim dizer. Com opções de planners diários, mensais e semanais, ele agrega informações mais prontas. Mas você também pode personalizar muita coisa.


O planner é uma ferramenta para darmos conta de todas as nossas metas nas várias áreas da vida, recorrendo a boa e velha organização. O planner serve para você planejar sua vida a curto, médio e longo prazo, organizando de forma produtiva a sua rotina e dando uma visão geral das suas metas, compromissos e tarefas.


Você pode usar o planner para organização pessoal, da casa, para o trabalho, gerenciamento de mídias sociais, planejamento de estudos, um empreendimento ou projeto paralelo. Escolha o que se encaixa melhor no momento da sua vida.


E aí? Já escolheu o que se encaixa melhor na sua vida? Espero que essas dicas tenham sido úteis.


Até mais!