• Thalia Zortéa

Público-Alvo X Persona: um guia para gerar conteúdo



Para que sua estratégia no marketing digital funcione, você precisa descobrir qual é o perfil da pessoa que compraria seu produto ou serviço.


Achou difícil? Não se preocupe, fique aqui e leia até o final! Irei te explicar dois conceitos muito parecidos, mas que não são a mesma coisa, ok?


Primeiro, o que é público-alvo?

A pergunta certa seria: “para quem seria útil meu serviço ou produto?”. Quando você definir isto, tudo fica mais fácil. O público-alvo leva em conta alguns fatores demográficos e socioeconômicos dos consumidores, como:

· Gênero

· Faixa etária

· Profissão

· Escolaridade

· Faixa Salarial

· Classe Social

· Segmentação geográfica, onde seu público mora (país, região, estado, cidade, bairro)


Mas, lembre-se: estas informações precisam ser reais, compatíveis realmente com o público consumidor, e uma dica para coletá-las é por meio de pesquisas de mercado ou pelo Instagram e Facebook Insight.


Ok, e o que é persona?

Persona é a representação fictícia desse seu cliente, baseada em dados reais perceptíveis pelos índices de pessoas que te procuram, compram e contratam seus serviços. Ou seja, você precisa identificar as características comuns de seus potenciais clientes, aprender os desafios pelos quais eles estão passando e gerar conteúdos de valor.


Para isso, você poderá usar o Fantástico Gerador de Persona, uma plataforma da Rock Content. A ferramenta irá te guiar nas investigações a respeito do seu cliente ideal. Crie a história dele, o seu dia-a-dia, suas maiores preocupações e inspirações. Quanto mais detalhado for, mais sua estratégia será elaborada.



Agora que você já que tem em mãos as aspirações e problemas do seu cliente ideal, é hora de colocá-los no papel juntamente com suas propostas de conteúdo. Espero ter ajudado!

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